Filha é presa suspeita de cometer fraudes bancárias em nome da mãe falecida no Piauí, diz PF
01/04/2025
(Foto: Reprodução) Grupo especializado em fraudes foi alvo de operação da polícia nesta terça (1º). Segundo a PF, eles tinham uma estrutura com divisão de tarefas e centros operacionais para produzir documentos falsos. Filha é presa suspeita de cometer fraudes bancárias em nome da mãe falecida no Piauí, diz PF
Divulgação/PF
Uma mulher foi presa, na manhã desta terça-feira (1º), suspeita de comandar um escritório que produzia documentos falsos e cometer fraudes em nome da mãe falecida. A prisão aconteceu durante a Operação Benni, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em Teresina.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Segundo o delegado Marco Antônio Nunes, a operação mirou um grupo especializado em fraudes bancárias que atuava na capital. Eles tinham uma estrutura com divisão de tarefas e centros operacionais para produzir a documentação fraudulenta e obter empréstimos de bancos, principalmente da Caixa Econômica Federal.
A organização cooptava pessoas, levava para o escritório. Esse escritório tirava a foto da pessoa, confeccionava o documento e a pessoa já ia diretamente à Caixa Econômica, ou qualquer outro banco, para tirar empréstimo. Existia toda uma divisão dessa organização, explicou.
Conseguimos fazer o levantamento desse escritório, que era muito bem aparelhado para a confecção dos documentos necessários para as fraudes. Continha impressoras, máquinas de fotografia, máquinas de corte, todo tipo de equipamento continha, completou o delegado.
O g1 entrou em contato com a assessoria de imprensa da Caixa, que informou que atua com os órgãos de segurança pública nas investigações e operações que combatem fraudes e golpes. A empresa destacou que as informações necessárias serão repassadas exclusivamente à Polícia Federal e órgãos competentes, para análise e investigação (leia a nota ao fim da reportagem).
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Filha é presa suspeita de cometer fraudes bancárias em nome da mãe falecida no Piauí, diz PF
Divulgação/PF
Além da prisão preventiva da mulher, a PF fez buscas e apreensões em quatro endereços ligados aos investigados em Teresina. A Justiça também determinou o sequestro de bens e valores.
“O valor das fraudes, devido à grande quantidade de documentos falsos produzidos, ainda não foi calculado, mas ultrapassa milhões [de reais]”, destacou o delegado Marco Antônio Nunes.
Os investigados podem responder, dentre outros crimes, por estelionato, falsidade documental, associação criminosa e apropriação indevida de valores públicos.
LEIA TAMBÉM:
Operação mira esquema de desvio de recursos do Fundeb que contava com coveiro ‘laranja’
Esquema fraudou documentos e causou prejuízo de R$ 3 milhões ao INSS, aponta PF
PF desmancha esquema de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas comandado por facções
Confira abaixo a nota da Caixa na íntegra
A CAIXA informa que atua conjuntamente com os órgãos de segurança pública nas investigações e operações que combatem fraudes e golpes. Tais informações são consideradas sigilosas e repassadas exclusivamente à Polícia Federal e demais órgãos competentes, para análise e investigação.
O banco ressalta que monitora ininterruptamente seus produtos, serviços e transações bancárias para identificar e investigar casos suspeitos. Adicionalmente, a CAIXA esclarece que possui estratégia, políticas e procedimentos de segurança para a proteção dos dados e operações de seus clientes e dispõe de tecnologias e equipes especializadas para garantir segurança aos seus processos e canais de atendimento.
Mais informações de segurança no site da CAIXA: www.caixa.gov.br/seguranca.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube